top of page

Curso Artístico em Audiovisual

SALVADOR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Curso de Roteiro e Direção, conjugada à montagem, malha sonora e fotografia*

LINGUAGEM AUDIOVISUAL (12 horas)

Prof. Marcelo Augusto

Proposta de conteúdo:

A apresentação e problematização do preconceito em relação ao quadro confuso e ausência de foco narrativo na poligrafia popular do early cinema. A codificação do cinema narrativo norte-americano e a decupagem clássica até os dias atuais.  A linguagem das vanguardas históricas no Expressionismo Alemão, no Cinema de Montagem Russo e no Surrealismo e suas ressonâncias no audiovisual atual. O primeiro contato com a questão da codificação dos gêneros fílmicos até os dias atuais.

 

As transformações da codificação do real a partir do levante do cinema neorrealista italiano a influenciar os cinemas novos e suas ressonâncias no cinema atual. A câmera caneta e a política dos autores a redesenhar uma linha de rompimento com um desenho de crise do cinema clássico europeu. As referências do cinema maneirista pós-moderno e a releitura do cinema de gêneros no mundo.Traços sensoriais no cinema de fluxo atual e o vasto campo de linguagens do cinema brasileiro em nossos dias.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas.

DIREÇÃO AUDIOVISUAL - (12 horas)

Prof. Luiz Carlos Lacerda

 

Proposta de conteúdo:

O papel do diretor e sua relação com a equipe e departamentos de criação. A adaptação cinematográfica do roteiro literário para o roteiro técnico. Forma e função do storyboard e relação com o fotógrafo e o diretor de arte. A organização do set e o diálogo criativo com o processo de produção do filme. O desenho e o material oferecido aos  atores no teste de elenco e ensaios.

A ordem da filmagem e a colaboração de escritura visual com o fotógrafo. Trabalho por campos de luz dentro da sequência. O posicionamento de câmera. Ensaios para câmera. A ordem da realização das etapas na gravação. Tomadas de som e desenho sonoro na encenação.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.

ROTEIRO DE FICÇÃO (12 horas)

Profa. Rosane Lima

 

Proposta de conteúdo:

Aspectos práticos e teóricos da construção do roteiro de ficção. Apresentação da criação da macroestrutura em três atos. O processo de desenho e valor dramatúrgico dos movimentos em cada ato. A estrutura da cena como escritura visual e dramática. A criação do argumento como esboço estrutural do primeiro tratamento do roteiro. A relação da importância da dramaturgia de um filme para o processo criativo da direção, produção e outros departamentos de realização cinematográfica.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração dos temas. Exercício de criação de linha de história e cenas.

ROTEIRO E DIREÇÃO DOCUMENTAL (12 horas)

Prof. Antônio Molina

 

Proposta de conteúdo:

A demarcação de pontos cardeais de pesquisa e desenho de work in progress do roteiro no encontro do estado indeterminado do real. A questão da entrevista e a necessidade de enfatizar a dimensão da experiência dos atores sociais em relação ao mero depoimento. O roteiro do documentário encenado e o desenvolvimento de pesquisa para a criação do filme a partir de material de arquivo.

 

O cinema documentário como campo de práticas e retóricas específicas. O documentário no Brasil.

Pesquisa temática, formal e de personagens para elaboração de projeto de documentário. Realização de documentário em digital. Estudos de caso.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA (12 horas)

Prof. Kleber Paredes

Proposta de conteúdo:

O trabalho do diretor de fotografia a partir da análise técnica do roteiro. A escolha do posicionamento de câmera e seus movimentos. O desenho de luz e caracterização do ritmo visual dos looks das sequências. O trabalho do fotógrafo com o diretor e o diretor de arte. O diálogo da criação espacial a partir da cenografia e locações. A relação de trocas criativas da fotografia com a produção.

 

O trabalho do diretor de fotografia a partir da análise técnica do roteiro. A escolha do posicionamento de câmera e seus movimentos. O desenho de luz e caracterização do ritmo visual dos looks das sequências. O trabalho do fotógrafo com o diretor e o diretor de arte. O diálogo da criação espacial a partir da cenografia e locações. A relação de trocas criativas da fotografia com a produção.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.

DIREÇÃO DE ARTE (12 horas)

Prof. Eduardo Lioi


Proposta de conteúdo:

O trabalho do diretor de arte a partir da análise técnica do roteiro.

A concepção do espaço e ritmo visual segundo os looks das cenas. O processo de criação com o cenógrafo e a dressagem do espaço.O processo de pesquisa do diretor de arte para as proposições visuais da obra. O diretor de arte em diálogo com a direção e fotografia. A relação da direção e cenografia de arte com o universo da produção.
Proposta de metodologia do encontro: Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos exibidos como ilustração de temas.

 

O trabalho do diretor de arte e do figurinista a partir da análise técnica do roteiro. A concepção do figurino a partir de notas, formas e silhuetas indicadas pelo diretor. Figurinos ou roupas customizadas. O processo de pesquisa e criação de figurinos em diálogo com o ensaio dos atores. O movimento de criação da transformação da personagem pelo figurino. O universo do visagismo e da maquiagem de efeito. A concepção do figurino e a relação com a produção.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.

MALHA SONORA (12 horas)

Profa. Monique Aragão

 

Proposta de conteúdo:

O som como recurso da linguagem audiovisual. A concepção do desenho de malha sonora a partir do entendimento e da recodificação dos movimentos dramáticos do roteiro e das cenas através de sons diegéticos, de efeitos, diálogos e trilha sonora. A preocupação em reviver nos sons o campo sensorial dos looks do filme e das diversas demandas de encenação e pontuação rítmica da obra audiovisual. Demonstrar e discutir o processo de reconhecimento e criação técnica na banda sonora.

A concepção do desenho de malha sonora a partir do entendimento das necessidades do projeto de encenação do diretor. A preocupação em reviver nos sons o campo sensorial das experiências das personagens e busca de estados emocionais na fruição e memória do público. Demonstrar o processo de reconhecimento e de criação técnica da produção e captação do som ao lado do projeto da direção e do departamento de produção.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e sonoros exibidos como ilustração de tema.

MONTAGEM E FINALIZAÇÃO (12 horas)

Profa. Marília Moraes

 

Proposta de conteúdo:

A montagem como processo de significação no audiovisual e último estágio de criação dramatúrgica. Análise a partir do roteiro das demandas estéticas da direção que serão traduzidas pela montagem e por efeitos especiais a caracterizar a forma do universo dramatúrgico da obra. A recodificação do tratamento de imagem nas cenas e no processo de edição e finalização. Estudo de casos.

 

A reflexão sobre os horizontes abertos pela conformação digital no audiovisual na montagem e finalização. A tecnologia de finalização e edição como dispositivos criativos contemporâneos. Estudos de casos do cinema nacional e internacional que possam revelar o papel do montador e finalizador diante da direção e produção da obra audiovisual.

 

Proposta de metodologia:

Aula expositiva associada à análise de fragmentos fílmicos e estudo de casos de processos de finalização.

Grade das aulas

MAIO

JUNHO

1ª semana

13

SEX

18h
ás
22h

Direção de ficção

presencial

14

SÁB

09h / 13h

14h / 18h

Direção de ficção

presencial

Direção de ficção

presencial

2ª semana

20

SEX

18h
ás
22h

Roteiro e direção de Documentário

presencial

21

SÁB

09h / 13h

14h / 18h

Roteiro e direção de Documentário

presencial

Roteiro e direção de Documentário

presencial

3ª semana

27

SEX

virtual

28

SÁB

Cronograma das aulas

MAIO

1ª semana

13

SEX

18h
às
22h

Direção de ficção

presencial

14

SÁB

Direção de ficção

presencial 

Direção de ficção

presencial

09h às 13h

14h às 18h

2ª semana

20

SEX

18h
às
22h

Roteiro e direção de Documentário

presencial 

21

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Rot. e dir Documentário

presencial

Rot. e dir Documentário

presencial

3ª semana

27

SEX

18h
às
22h

Linguagem Audiovisual

virtual

28

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Roteiro Ficção

virtual

Linguagem Audiovisual

virtual

JUNHO / JULHO

4ª semana

03

SEX

18h
às
22h

Roteiro de ficção

virtual

04

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Linguagem Audiovisual

virtual

Roteiro de ficção

virtual

5ª semana

10

SEX

18h
às
22h

Direção de Fotografia

presencial

11

SÁB

09h às 13h

Direção de Fotografia

presencial

14h às 18h

Direção de Fotografia

presencial

6ª semana

17

SEX

18h
às
22h

Malha Sonora

virtual

18

SÁB

14h às 18h

Malha Sonora

virtual

Malha Sonora

virtual

09h às 13h

7ª semana

24

SEX

18h
às
22h

Direção de Arte

presencial 

25

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Direção de Arte

presencial 

Direção de Arte

presencial

8ª semana

01

SEX

18h
às
22h

Montagem

presencial 

02

SÁB

09h às 13h

14h às 18h

Montagem

presencial

Montagem

presencial

alt-01.png

É UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO APROVADO NO EDITAL SAV/MINC/FSA Nº 13,
DE 17 DE OUTUBRO DE 2018

PROPONENTE E REALIZADORA:

PANELA LOGO PNG.png

PATROCÍNIO:

BRDE-logo-color.png
FASA-logo.png
ancine-logo-10.png

NOSSOS PARCEIROS:

ctav-logo-nova-fundo-branco.jpg
Secretaria de Cultura e Economia Criativ
ministerio cidadania.png

Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page